Priberam | Comentários

Priberam » Palavra do dia

Chainstory!

-- I --

Era uma vez uma bruxa, que não era nem boa, nem má. De nariz pontiagudo e chapéu aroxeado, Damra sobrevoava a cidade na sua vassoura ferrugenta e gasta, companheira fiel de todas as horas. Nesta época do ano, o cheiro das primeiras tartes de abóbora e o rebuliço das compras dos saquinhos de doces lembravam-lhe do seu dever de bruxa... e também lhe traziam à memória os ensinamentos da sua mãe.

Ela dizia sempre que o Outono era a estação das mudanças interiores e exteriores, tempo de arrumações e limpezas, reflexão e progresso...Havia muito para fazer para além de varrer as folhas da entrada do castelo. Havia rituais de Outono, feitiços específicos que tinham de ser rigorosamente cumpridos...

Damra reclamava sempre muito destas tarefas, pois naquela altura não compreendia a sua importância. A sua mãe contra-argumentava:
- Não sejas preguiçosa nem lamechas. Não custa nada! Se fizeres tudo direitinho, ensino-te um feitiço novo. Queres?

a ser continuado...

---II---

Naquela altura, Damra  utilizava os feitiços apenascomo forma de brincadeira e entretenimento, porque como criança que era, não lhe conhecia outra utilidade. Agora, já adulta, sabia o quão preciosas tinham sido aquelas aprendizagens e valorizava todos os ensinamentos, que a sua mãe e a sua madrinha lhe tinham transmitido. Era um saber secular, transmitido de geração em geração, guardado a sete chaves na caixinha que cada bruxinha transportava consigo desde o nascimento. Esta caixinha era misteriosa e não se sabia ao certo se ela existia, mas dizia-se que cada bruxa possuía uma no seu castelo, e que tinha lá dentro muitos segredos e feitiços poderosos...

Aproximava-se o Halloween, o dia das bruxas, dos doces e das travessuras, dos morcegos e dos fantasmas, das máscaras e das abóboras, que ilumivavam caminhos terrenos. Damra sabia que esta era a festividade mais importante do seu clã. Sabia que tinha iniciado a sua vida adulta de bruxa, pois tinha comemorado 20 anos no mês passado. Por essa razão, cabia-lhe a ela e às restantes bruxinhas recém-adultas organizar a festa do Halloween desse ano. "Que grande responsabilidade! Que nervos! Como é que me vou desenrascar desta." Damra contava com a ajuda das suas deusas mestras, e os magos também iam dar uma ajuda, mas como esta era a primeira vez que ia organizar um evento no seu clã, estava tão nervosa, que até tinha comichão no nariz!!!

to be continued...

---III---

Sem comentários: