Priberam | Comentários

Priberam » Palavra do dia

07 dezembro 2010

O Cidadão Naninho



O Naninho é um sem-abrigo que aparece muito num café ao lado da escola onde lecciono. Não terá mais de quarenta anos, parece ter sessenta.
Sempre sorridente, procura a companhia de muitos alunos e alunas. Trata-os por você, quer conversar.
Ás sete e trinta vai buscar um pão quente, sem mais nada. Hoje queixava-se de que tinha apanhado uma grande molha a vir do Porto para Gaia porque não tinha dinheiro para o metro.
Adolescente malcriada nº 1:- “Estás marado, meu! F_ _ _ _-se!! Num sabes bir à pála?”
O Naninho sorriu e disse que não sabia, mas também não queria saber.
Adolescente malcriado nº 2: “ Mano, f_ _ _ _-se! Entras, se bires o pica, sais na boa!”.
O Naninho sorriu de novo, mastigou um bocado de pão de boca fechada e disse que não era correcto, as outras pessoas pagavam.
Adolescente malcriada nº 1: “ Estou f_ - - - - contigo, meu!”disse de boca aberta, mostrando uma pastilha elástica. “ Eue, págare? Isso querio aqueles c_ _ _ _s, comigo é de borla e muita sorte!”
Adolescente malcriado nº 2: “ Ó cão, bê se manjas, a malta num tem de págar nada, as escolas que paguem in vez de págar aos profes. E eu, se algum pica me f_ _ _ _, mando-o logo pró c _ _ _ _ _! Dexelá isso, bêsaprendes! Saca ao menos um chuço a uma beilha!
O Naninho deixou de sorrir, meteu-se à chuva, parou a meio do largo e disse:
- “ Muito queria saber o que andais a fazer na escola”

3 comentários:

Lobo das Estepes disse...

começas bem, desenvolves bem, para acabares de forma previsível.

FÁTIMA PAIS disse...

Foi o que Naninho disse!
Eu estrafegava-os!

Lobo das Estepes disse...

ah! então estás perdoada!
desculpa o meu mau feitio *