Priberam | Comentários

Priberam » Palavra do dia

17 dezembro 2010

A Toca

“Tu tens quatro avós?”- pergunta a criançada que entra na minha toca.
Já tive, mas as fotografias estão noutro lado. Aqui acompanham-me Unamuno, Eça, Churchill e Karajan. Aqui escrevo, penso, rio-me e trabalho. Às vezes choro.
O candeeiro de latão, quase afogado em papeladas, esforça-se por dar luz a mais algumas páginas, algumas interessantes. Muitas secas e inúteis, que irão parar a  qualquer caixote de lixo ou ao chão de uma escola.
A agenda deve andar por aí, meia perdida, se calhar no meio do amontoado de pares de óculos.
Da minha toca vê-se o meu mundo. Livros, sinfonias, as viagens que fiz e as que gostaria de fazer. Rostos de memórias doces que me fazem falta. As máquinas fotográficas que registaram  momentos desta casa, a caneta Parker oferecida pelo Avô Neves para melhorar a letra, os quadros do Pais.
A mug com lápis marca a presença de “A Room with a view”, um íman avisa e dá uma desculpa para tanta coisa  acumulada “ A organização é metade da vida; eu vivo na outra metade” pode lá ler-se.
As cortinas às riscas escondem a paisagem de que não gosto.
A manta escocesa agasalha e envolve tudo no seu xadrex.

Rei, capitão, soldado, ladrão,
peão, rainha, menina!

3 comentários:

FÁTIMA PAIS disse...

Ralhem-me, digam coisas, acho que não criei atmosfera nenhuma.

Lobo das Estepes disse...

stôra fátima! :D

pois, realmente parece que não criaste atosfera. e fiquei a pensar em que dizer sobre este texto. ia dizer que está intimista, aconchegador, revelas um ou dois segredos, e outros que pedem para serem revelados.

mas vendo bem, aí tens a atmosfera do texto: intimismo, aconchego, ... certo?

o meu texto deste ano sobre "atmosfera" foi mesmo fraquinho, ainda nem o resgatei do papel gatafunhado na aula.

CIGANA disse...

Eu gostei do texto. Achei que estava muito acolhedor, mas tenho que concordar com o Pedro, falta um pouco mais da atmosfera "fisica." Ou seja.. tu até estás no caminho certo, mas depois falas mais de ti (relevando alguns segredos) do que própriamente do meio que te rodeia.

Por outro lado, como é muito aconchegador, intimista e dás vida aos objectos que te rodeiam (gostei do iman a avisar, o candeiro de latão afogado e a manta escosesa que acasalha) estás já a dar uma certa atmosfera ao texto... e dá para se visualizar a tua "Toca" :)