Priberam | Comentários

Priberam » Palavra do dia

19 janeiro 2011

Grafias

“ Está aí alguém? Posso falar? Posso?”
Eu só queria dizer uma coisa. Eu não gosto de escrever “portefólio”, prefiro portfolio, mas vim corrida do Dicionário da Academia das Ciências. Fui lá com muito jeitinho, sem ninguém ver,  procurar a entrada e lá estava ele: portfolio. Ah, ah! Então posso escrever como gosto!! Qual quê? Que desconsolo! s.m. (Ingl.) V. portefólio. Antes de vires para o Ingl. já estavas no latim, sabes? Subi pelo simpático porte-pago e lá o encontrei, orgulhoso, de transcrição fonética com i traçado, cheio de entradas, de explicações, a dizer que veio do ingl., 1.2.3.4. . Bem feita! O portentoso e o portento estão acima, não consegues vê-los , pois não? Mas a minha lupa viu.
Sabes que tens um dos teus no primeiro volume, o palermita do dossiê? Fez-me a mesma coisa. Fui lá parar a pontapé de (Fr.).V. dossiê! Que (a)portuguesices! Sim, sim, mas no mesmo volume até está um (De origem obscura)! Sabes quem é? O bué!

Portfolio, portfolio, dossier, dossier!
Portfolio, portfolio, dossier, dossier!

Ca fixe!
Bué da fixe!

2 comentários:

Lobo das Estepes disse...

a stôra (e esta, está no dic?) pode dizer e escrever como bem lhe aprouver, mas se mandas muitos bitaites desses no embrogliofólio, leva uns açoites do meste (não eu, o "avô", lol).

porte-se! tá?

FÁTIMA PAIS disse...

Ah,ah, não me importo, nem me exporto!