Priberam | Comentários

Priberam » Palavra do dia

02 novembro 2010

Dilema pessoal

Dilema pessoal
Oh não! Eu não acredito que isto me está a acontecer. E logo hoje. Raios!
Como é possível? Levaram tudo, até a toalha. Isto é o cúmulo da ladroagem…
Calma, tens de ter calma, respira fundo… isso.
Tens um encontro super importante às 20h e nada te irá atrasar.
Ok… estás completamente nua. Roubaram-te a mochila com a roupa e não há ninguém no ginásio além do recepcionista.
É isso, o recepcionista. Chamo o recepcionista, chamo não, grito!
Mas espera, o pobre do homem teve um ataque cardíaco há pouco tempo, se me ponho para aqui aos gritos, ainda lhe dá outro e, então, aí é que não saio daqui hoje!
Vou ter mesmo que ir até a recepção, não tenho alternativa.
Eu continuo a não acreditar que isto me está acontecer. Bolas, que frio aqui fora.
Ali está ele:
- Sr. António, Sr. António! – bonito. O homem está com auscultadores nos ouvidos, e agora?
Só tens uma hipótese amiga. É aparecer-lhe assim, tal como estás, à frente mas… e se ele tem um colapso e cai para o lado?
Fico com a noite completamente estragada!

Florbela Ribeiro®

4 comentários:

Lobo das Estepes disse...

Está bom, Florbela, conseguiste o suspense :D

no entanto, o texto merece-me uns reparos (nem que tivesse de os inventar, eheheh)

1) Dilema pessoal

logo o título, porquê 2x?
sou esquisitino, eu sei :p como "dilema pessoal" é um caso particular deste texto, sendo o caso geral "exercício 2, suspense", não digo mais nada.

2) Eu não acredito

o "Eu" é prescindível. mesmo como marca de oralidade, ainda que em pensamento, parece-me desnecessário. depois repetes o "não", mas passa...

3) um encontro super importante

nova marca de oralidade, mas ainda assim, eu mudaria para "importantíssimo"

4) É isso, o recepcionista. Chamo o recepcionista, chamo não, grito!

"recepcionista" 2x... basta "chamo-o".

além disso, acho que a pausa ante de "chamo não" deve ser maior que a seguinte, ou seja: usava ponto final, ou ponto e vírgula. (fui implicar com uma pausa! sou mesmo velhaco! ahahah)

5) aí é que não saio daqui

ihihih, no me gusta, baybi!

6) Vou ter mesmo que ir até a recepção, não tenho alternativa.

vais ter DE ir

o "não tenho alternativa", no final da frase, parece-me redundante, porque se tens mesmo de ir... é porque tens mesmo!
(podes mudar para o in~icio da frase, servindo o resto como explicação).



7) Eu continuo a não acreditar

novo "Eu" desnecessário

8) bonito. O homem está com auscultadores nos ouvidos

não concordo com o ponto final. porque o "bonito" não é chamar pelo recepcionista, mas sim o ele estar com os auscultadores (sim, nos ouvidos, ou nas orelhas... where else? hum?)

9) Só tens uma hipótese amiga

quem é amiga: a hipótese, ou tu própria?

10) É aparecer-lhe assim, tal como estás, à frente mas

nao gosto do "à frente mas" (pelo menos uma vírgula antes do "mas"). eu retiraria o "à frente".

já agora uma pergunta: "aparecer-lhe" ou "apareceres-lhe"?

até ficava melhor "Só tens uma hipótese, amiga: aparecer-lhe (...)"

11) Fico com a noite completamente estragada!

porque mudaste de linha? não estou a dizer que está mal, só não percebo. pra rematar o texto?

Tenho dito!

Florbela Ribeiro disse...

És perfeccionista!
Gosto disso, Pedro.
E como vez nem foi preciso inventar. Arranjaste tranquilamente 11 pontos de discordância!
Irei analisar as tuas sugestões mas para já adianto que não tive qualquer intenção de mudar de linha… aconteceu, vou corrigir.

Outro ponto:
Só tens uma hipótese amiga
Quem é amiga: a hipótese, ou tu própria?
Sou eu própria a pensar de mim para mim.
Fez-se luz agora? ;-)

Ah… e vou ter em conta o ponto 5… talvez troque o “aí”, para “então”.

Obrigada pela tua preciosa ajuda
Fica bem, e até breve!

Lobo das Estepes disse...

esclarecimento:

Só tens uma hipótese amiga

Quem é amiga: a hipótese, ou tu própria? Tu, claro, daí que falta uma vírgula.

é como em:

"Hoje jantamos, Florbela?"

e não:

"Hoje jantamos Florbela?"

a menos que queiras tomar literalmente o "tomai e comei, este é o meu corpo"...

Florbela Ribeiro disse...

Oh... pois falta.
Obrigada, Pedro!
E pensar que há quem não dê importância às vírgulas.

Até logo,se Deus quiser!