Priberam | Comentários

Priberam » Palavra do dia

03 novembro 2010

Exercício 3: Criar Supense- Coitado do Sr. António!

Aqui vai o meu texto da aula da semana passada... resolvi dar-lhe o título "Coitado do Sr. António", porque afinal já se tornou famoso e nem sabemos muito bem quem é.  Na minha cabeça é aquele senhor idoso, simpático e bonacheirão, que apesar de estar reformado, vai fazendo uns biscates para não perder o ritmo, porque não fazer nada também cansa....

"Ah! Que belo duche! Estou mesmo relaxada! A aula de RPM deixou-me estoirada!"  Perdida nestes pensamentos,  dirigi-me ao cacifoe quando tentei abrir o cadeado,  reparei que já estava aberto. "Não pode ser! Quem é que descobriu o meu código?" Ao abrir a porta do cacifo, ouvi o Sr. António anunciar num tom lento e arrastado:
-Vamos fechar dentro de cinco minutos!
"Coitado do senhor! Ainda se nota que não recuperou totalmente."
Baixei-me para retirar a mochila do cacifo, mas... "Que se passa aqui? Esta não é a minha mochila? Que brincadeira é esta?"
Enquanto procurava a mochila e a toalha,  alguém bateu à porta. Era o Sr. António, que me perguntou:
- Vai demorar, menina?
Não sabia o que responder nem onde me enfiar. Ele entrou e eu escondi-me dentro do duche...

Estou com umas dúvidas acerca de como colocamos as personagens a pensar...tem travessão ou temos de dizer que está a pensar...dicas...fiquei um pouco baralhada com a pontuação...

Acho que os nossos textos têm muita piada quando os lemos em voz alta, porque lhe damos a ênfase e o tom que queremos e isso enriquece muito o texto. Quando os copio, parece que não são tão fortes e que perdem a piada...Acho que podia ter ido mais longe neste exercício...pode ser que ainda vá...mas por agora fico por aqui...

Até logo
Ana

5 comentários:

Lobo das Estepes disse...

também tenho essa sensação: os textos MUDAM quando sonos nós a lê-los, com calma.

como autor, prefiro esta última abordagem, percebem-se muito melhor as falhas. é claro que ouvirmos o nosso texto, lido por outrém, ajuda a detectar outras falhas. para este efeito, costumo pedir a colaboração da sexy Juliana, uma voz brasileira robótica que tenho no meu PC. recomendo esta técnica!


se os textos "perdem a piada" quando lidos em casa, a culpa será do autor. mas há que perceber a respeitar as diferenças entre um texto "ouvido" e "lido".

Estou com umas dúvidas acerca de como colocamos as personagens a pensar

vamos estudar isso na aula sobre o diálogo. mas, na europa, os pensamentos põe-se entre aspas, sem travessão.
a pontuação final do pensamento é que já não se se fica dentro ou fora das aspas...

ex: "Coitado do senhor! Ainda se nota que não recuperou totalmente" — pensei.

é claro que aqui, como a frase está entre aspas, acresventar o "pensei" é redundante (a menos que acrescentes algo como: pensei, cabisbaixa).

há outros casos que também não sei como se grafam, por exemplo, uma personagem escreve um(a) SMS. à falta de indicação, faço como se fosse um pensamento (já que não é uma fala, nem propriamente uma narrativa).

no teu texto tens uma mistura de pensamentos, narrativa e diálogo que não me parece bem grafada, mas como ainda não estudamos este assunto, escapas aos açoites.

tens uma ouduas falhas que não são graves (mas que não contribuem para a elegância do texto).

o que menos gosto nos teus textos é a forma como estructuras a narrativa, o fluir. parece-me demasiado infantil, ou amadora... ou seja: nota-se demasiado que é um texto duma "aprendiz", mas é pra isso que estás no curso.

a minh asugestão é: escreve mais E faz (treina-te) por analizar de forma crítica o resultado. se algumaparte nao te agrada o suficiente, se não te convence, tens de perceber porquê, para a poderes corrigir. esta aprendizagem requer o seu tempo. ler mais? sim, claro... mas como disse o professor, não se aprende a andar de biciclata olhando os outros. tens de pedalar, esfolar os joelhos, e APRENDER com as quedas: caso contrário estás sempre a repetir os mesmos erros, ou dependente da crítica alheia.

lê menos e escreves mais! :p
"try again. fail again. fail better!"

Buh! *

Pinky disse...

Olá Pedro,

Muito obrigada pelas tuas dicas. Na verdade, é assim que me sinto seio da turma: uma escritora aprendiz e muito bebé...mas acho que é saudável levar isto na desportiva como uma experiência e uma aprendizagem!!!


Acho que tenho um longo caminho a percorrer, mas não me importo muito com isto,espero viver anos suficientes para o conseguir...e também acho que podemos melhorar a cada dia em todos os aspectos da nossa vida e isso é fantástico!!!

Gosto muito de escrever e adoro ler! Não sei se algum dia chegarei ao nível que ambiciono, mas vou lutar por isso. Tenho algumas referências literárias e procuro sempre novas...perco-me no mundo dos livros...é uma aventura mágica a cada descoberta!!!


Este curso é apenas a porta para me abrir esse horizonte, que se vislumbra tão vasto e inalcansável!

Acho que a questão aqui é que não me posso dedicar só à escrita- infelizmente...há outras coisas que tenho de fazer...depois há a questão do talento...mas isso...é discutível...porque sei que o gosto não é tudo...mas que a arte também faz o engenho!

Vou continuar a partilhar e a escrever mais e o melhor possível...e fico grata pelos conselhos...venham eles e as críticas também...sem problemas...desde que sejam construtivos, claro...como até aqui!

Já fiz umas pequenas correcções...mas ainda sinto que posso melhorar mais o texto...acho que no final, quando tivermos de entregar o dossier, vou rever todos os textos...porque a distância temporal dar-me-á, com certeza, outra visão do que escrevi...não achas?

BoohHoo

Lobo das Estepes disse...

quando tivermos de entregar o dossier, vou rever todos os textos

claro, não só terás um distanciamento do texto como estarás mais desenvolta na arte da escrita.

já vamos a meio desta viagem! 6 aulas... e ainda não fizemos uma tertúlia ajantarada! que vergonha!

Pinky disse...

Espero que tenhas razão, porque a escrever bem é bem mais complicado do que pensava...


Ohhh lol...temos de fazer então a jantarada...venha ela...antes do Natal...é melhor marcar!

Ana

Lobo das Estepes disse...

temos de fazer então a jantarada...venha ela

então vá! é já 4af!

concentração às 20h em frente ao DLC (depois da aula). seguimos a pé para o restaurante (proponho o ADRIANO, junto ao t.aveirense).

Quem vai?
Eu, o Igor (como tenho matrículas, mando!), a Ana, ... falta uma moça, eheheh...