Priberam | Comentários

Priberam » Palavra do dia

03 novembro 2010

Exercício Contar vs. Mostrar

Olá a todos!

Peço desculpa pela minha falta de actividade no blog... aqui vai o meu primeiro texto das aulas, a respeito do exercício contar vs. mostrar... revisto agorinha mesmo, porque me apercebi que o original da aula tinha apenas 6 linhas... tentei dar um outro colorido ao texto, imprimir-lhe mais velocidade e algum humor... aqui vai :)

Frase: O John chega sempre atrasado ao emprego.

Porque é que acontece sempre assim? Só a mim! Lembro-me mal da noite passada, todas as noites são uma névoa; mas o pensamento agora corre demasiado depressa, não há tempo para teorizar. Enquanto me preparo apressadamente, imagino o olhar colérico do meu chefe fulminando os minutos do relógio de parede do escritório. Fecho a porta com um estrondo e ouço apenas o eco das minhas passadas largas descendo o prédio...

A correria é muita, esqueço-me da pasta, volto atrás, os minutos vão passando! Corro para não perder o autocarro, será que trouxe as chaves de casa, devo ter trazido, deito a mão ao bolso do casaco, procuro e remexo, deve estar no de dentro...

Enquanto dou as últimas passadas aceleradas em direcção à paragem, vou professando em surdina a minha recém-descoberta fé na falta de pontualidade dos transportes públicos... "Deus queira que o autocarro se atrase!"

- Desculpe, o dois já passou?
- Partiu mesmo agorinha, meu jovem!

Shit! Shit! Shit!

2 comentários:

Lobo das Estepes disse...

Pedro, bem-vindo, camarada!

tentei dar um outro colorido ao texto, imprimir-lhe mais velocidade e algum humor

quanto a mim, conseguiste: um texto rico em pormenores e pequenos episódios desta manhã atribulada onde o ritmo o ritmo apressado impera.

como gosto sempre de acabar a apontar os defeitos:

1) depressa, não há tempo para teorizar. Enquanto me preparo apressadamente

depressa/apressadamente, tvz queiras corrigir isto, ou não...

2) imagino o olhar colérico do meu chefe fulminando os minutos do relógio de parede do escritório

a mim parece-me deasiado longo. eu acrescentaria uma vírgula depois de "chefe"

boa imagem!

3) Fecho a porta com um estrondo e ouço apenas o eco das minhas passadas largas descendo o prédio...

outra boa imagem, onde recorres ao som.

no entanto, "descer o prédio" não em soa bem.

4) erá que trouxe as chaves de casa

eu acrescentava um ponto de interrogação

5) passadas aceleradas

rima.

adoro a ironia deste parágrafo!

"Deus queira que o autocarro se atrase!"

hum... creio que a pontuação dos parágrafos fica fora das aspas, não tenho a certeza: a conferir com o nosso mestre.

mas acho que das duas uma:

"Deus queira que o autocarro se atrase!".

ou:

"Deus queira que o autocarro se atrase"!

6) Shit! Shit! Shit!

é uma fala, certo?
(se é, falta o travessão. e atenção, o travessão "—" não é um hífen "-")

É só! :D
Shit!

Pedro Corga disse...

hehe :D Obrigado pelo comentário!

Infelizmente, fiz uma resposta muito bem elaboradinha (hehe) que se apagou toda quando me tentei registar no blogger... grrrrr...

Mais tarde vou tentar recriar as respostas. Mas concordo com as observações, algumas eu próprio já tinha colocado aquando da revisão do texto... vou tê-las em conta na reescrita :)