Priberam | Comentários

Priberam » Palavra do dia

03 novembro 2010

Sobre a Vírgula


Campanha dos 100 anos da ABI
Associação Brasileira de Imprensa

Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere..

Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Pode criar heróis..
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

A vírgula pode condenar ou salvar.
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!

Uma vírgula muda tudo.


ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.


Coloque uma vírgula na seguinte frase:


SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR
QUE TEM A MULHER ANDARIA
DE QUATRO À SUA PROCURA



* Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER...
* Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM...

6 comentários:

Pinky disse...

Muito interessante...gostei...a pontuação faz toda a diferença...concordo a 100% e sei que ainda tenho um longo caminho a percorrer para a dominar melhor, porque a 100% será que alguém domina!?

Kisses

Lobo das Estepes disse...

a pontuação parece-me simples, mas se calhar estou a ver mal a problemática da coisa. seja como for, para a semana já tenho as lunetas novas! :D

J.T.Parreira disse...

Lobo: obrigado pela partilha das vírgulas, essa coisa pequena que tem o poder de estilhaçar um texto, seja este de cristal ou vidro "barato".

Lobo das Estepes disse...

se for uma vírgula bem contundente, estilhaça até o coração mais empedernido!

depois desta pérola "barata", vou lanchar, senão passo a aula com a barriga roncar, e ainda me tomam por bicheza bravia...

Fátima Pais disse...

Obrigada pelas vírgulas, Pedro!
São a minha desgraça, a escrever em português!

Casca bem no Maria Maria e no Bronx by night- estou sem inspiração, mas com muita teimosia!

Lobo das Estepes disse...

a mim parece-me simples...

quanto a vígulas, temos as "vírgulas técnicas", que alteram a sentido da frase, e têm mesmo de lá estar (ou não, consoante o sentido que queremos): ver aqui os exemplos na campanha da ABI.

as "outras vírgulas", são pequenas pausas: mais ao gosto do autor, podemos dizer que são uma questão de estilo pessoal. mas, basicamente, se ao lermos o texto, fazemos uma pausa num determinado ponto, plantamos lá uma vírgula.

depois temos o ponto e vírgula: pausa maior. o ponto final: pausa ainda mais maior!

c'est ça!

eu tinha um texto excelente sobre a pontuação, em inglês, para jovens, com munekinhux e tudu :D
vou ver se o enconto...